Instalando o Thunderbird no Ubuntu, a sua tradução para português e dois plugins/add-ons/extensões/complementos

Existem 02 maneiras de se fazer, como de costume uma simples e outra mais complexa.

Vou dar o caminho primeiro da mais complexa.

1) Abra um Terminal, Indo Em Aplicativos | Acessórios | Terminal conforme figura abaixo:

Terminal.jpeg

Será exibida uma tela como esta:

Terminal-open.jpeg

2) digite: sudo apt-get install thunderbird

Obs: Será solicitada a senha do usuário em uso para fins administrativos do sistema operacional e será necessária conexão com a Internet pois você está baixando (download) o Thunderbird.

3) Verifique se o Thunderbird está instalado Indo em Aplicativos | Internet

Thunderbird.jpeg

4) Volte ao Terminal e digite: sudo apt-get install thunderbird-locale-pt-br

Obs: Será solicitada a senha do usuário em uso para fins administrativos do sistema operacional e será necessária conexão com a Internet pois você está baixando (download) a tradução para português brasileiro do Thunderbird.

5) Abra o Thunderbird e o configure conforme o seu provedor de Internet, caso não saiba como fazer isto entre em contato com seu provedor por telefone, visite a página do seu provedor e procure por configurações de e-mail ou ainda utilizando o Google busque por configuar e-mail do (Provedor) no Thunderbird, isto deve lhe dar todas as respostas necessárias para a configuração, mesmo assim caso não consiga entre em contato.

Após a configuração você deve obter uma tela muito parecida com esta:

Thund-open.jpeg

Onde eu ou você pode notar que algumas coisas estão "faltando", tais como Contatos e Calendário.

Para instalar o Contatos que é o plugin/add-on/extensão/complemento temos que abrir o navegador de internet (browser) na página:

https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/ se possível abra em Nova Aba ou em Nova Janela clicando com o botão inverso (direito) do mouse.

Utilizando a ferramenta de busca iremos procurar por "Contacts Sidebar" sem as aspas que no caso é o Contato.

ele deve estar em https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/addon/70 se possível abra em Nova Aba ou em Nova Janela clicando com o botão inverso (direito) do mouse.

Nesta página deve ter um botão com o nome Baixar agora, ao clicar nele já será descrito o que se deve fazer, mas mesmo assim vou colocar aqui, peça para salvar o arquivo (escolha um lugar/pasta que se lembre depois) e após a conclusão abra o Thunderbird e no menu Ferramentas selecione Complementos e clique no botão Instalar conforme imagem abaixo:

Menu-Ferr-Comp.jpeg
Complementos.jpeg

Ao se clicar em Instalar Navegue até o lugar/pasta que salvou e peça Abrir e depois Instalar agora, normalmente o Thunderbird pede para reiniciar, isto é necessário para a aplicação do plugins/add-ons/extensões/complementos.

Após a Instalação do plugins/add-ons/extensões/complementos e reinicio do Thunderbird você logo notará que foi apresentado um item novo no canto inferior direito com o nome de Contatos, conforme a imagem:

Catalogo.jpeg

Com ele você poderá adicionar novos contatos, localizar algum contato entre outras coisas.

Vamos agora instalar o Calendário (Lightning)

Para instalar o Caledário que são os plugins/add-ons/extensões temos que abrir o navegador de internet (browser) na página:

https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/ se possível abra em Nova Aba ou em Nova Janela clicando com o botão inverso (direito) do mouse.

Utilizando a ferramenta de busca iremos procurar por "Lightning" sem as aspas que no caso é o Calendário.

ele deve estar em https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/addon/2313 se possível abra em Nova Aba ou em Nova Janela clicando com o botão inverso (direito) do mouse.

Nesta página deve ter um botão com o nome Baixar agora, ao clicar nele já será descrito o que se deve fazer, mas mesmo assim vou colocar aqui, peça para salvar o arquivo (escolha um lugar/pasta que se lembre depois) e após a conclusão aguarde pois é necessária a instalação de alguns pacotes do ubuntu para o Lightning funcionar, não se trata de um defeito(bug), são apenas os pacotes essenciais para ele funcionar.

Os procedimentos abaixo descritos são válidos apenas para o Ubuntu 9.0.4 na versão 10.10 não é necessário faze-los, podendo pula-los e ir direto para a instalação dos complementos.

Caso você não instale os pacotes terá os seguintes comportamentos, o Calendário não se abrirá automaticamente no Thunderbird ao lado esquerdo, caso tente selecionar Fuso Horário em Preferências do Thunderbird o mesmo virá vazio e mesmo forçando a Exibição do Calendário o mesmo se abrirá vazio.

E Não adianta deixar o Calendário instalado e instalar os pacotes depois pois o comportamento permanece, sendo necessária a remoção do plugins/add-ons/extensões/complementos de Calendário e sua re-instalação após a instalação dos pacotes abaixo.

Voltando ao terminal
digite: sudo apt-get install libglib2.0-dev
Obs: Será solicitada a senha do usuário em uso para fins administrativos do sistema operacional e será necessária conexão com a Internet pois você está baixando (download) a biblioteca gtk+2.0.

digite: sudo apt-get install libstdc++5
Obs: Será solicitada a senha do usuário em uso para fins administrativos do sistema operacional e será necessária conexão com a Internet pois você está baixando (download) a biblioteca libstdc++5.
Obs2: Caso esteja utilizando a Versão 9.10 do Ubuntu entre nesta página http://packages.debian.org/lenny/libstdc++5 e baixe (download) o arquivo correspondente a sua plataforma, caso não saiba a sua plataforma baixe de todas e teste, aproveite sabendo qual funcionou e anote a sua plataforma (para instalar clique duas vezes no arquivo).

Após a instalação dos pacotes abra o Thunderbird e no menu Ferramentas selecione Complementos e clique no botão Instalar conforme imagem abaixo:

Menu-Ferr-Comp.jpeg
Complementos.jpeg

Ao se clicar em Instalar Navegue até o lugar/pasta que salvou e peça Abrir e depois Instalar agora, normalmente o Thunderbird pede para reiniciar, isto é necessário para a aplicação do plugins/add-ons/extensões/complementos.

Após a Instalação do plugins/add-ons/extensões/complementos e reinicio do Thunderbird você logo notará que foi apresentado um item novo no lado esquerdo do Thunderbird o Calendário, conforme a imagem:

Calendario.jpeg

Aqui você pode criar alarmes, organizar compromissos entre outros.

Existe uma infinidade de plugins/add-ons/extensões/complementos para o Thunderbird, basta ir no site https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/ e ir instalando, note que algumas podem precisar de pacotes adicionais para funcionarem.

Minha Sugestão de pacotes:

- New Mail Icon (Exibe um ícone a cada novo e-mail recebido) em http://moztraybiff.mozdev.org/releases.html

- QuoteColapse (Mostra apenas a resposta, escondendo o que você escreveu antes) em https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/addon/347

- Tag Toolbar (Permite adicionar marcadores) em https://addons.mozilla.org/pt-BR/thunderbird/addon/4970 A Versão 3.1.7 do Thunderbird já vem com este complemento pré instalado

- VERO (Dicionário em Português do Brasil, já com a nova ortografia) em http://www.broffice.org/files/Vero_pt_BR_V208AOC.xpi

- Minimize to Tray (Minimiza o Thunderbird no painel) em https://tn123.org/mintrayr/

Obs: Para instalar os Contatos se estiver usando a versão 3.1.7 (Ajuda | Sobre o Thunderbird) utilize o seguinte link http://extensions.sanjer.nl/xpi/tb/contactssidebar-0.8pre2.xpi

Unless otherwise stated, the content of this page is licensed under Creative Commons Attribution-ShareAlike 3.0 License